As vacinas têm o papel de estimular o sistema imunológico para a produção de anticorpos. Os anticorpos protegem o nosso organismo contra a invasão de vírus e bactérias que são os responsáveis por causar as doenças infecciosas, como: como a catapora, caxumba, coqueluche, dengue, difteria, doença meningocócica, doença pneumocócica, febre amarela, febre tifoide, gripe, meningite por Haemophilus tipo B, hepatite A e B, HPV, poliomielite, raiva, gastroenterite grave causada por Rotavírus, sarampo, tétano e tuberculose.
Existem dois tipos de vacinas: As que têm em suas composições agentes infecciosos vivos, enfraquecidos ou inativados, e as que usam agentes mortos, alterados ou apenas partículas do micro-organismo que causa a doença.
Depois de aplicadas o sistema imune age contra esse agente, produzindo anticorpos específicos. Após, caso o micro-organismo invada o organismo, este já tem os anticorpos específicos para combatê-lo e impedir que ocorra uma doença.
Algumas vacinas fazem parte do calendário nacional de vacinação, e outras são administradas por recomendação médica e também em casos de pacientes que queiram viajar para lugares onde existe grande risco de contágio por doenças infecciosas. Em nossa clínica você encontra todas as vacinas para manter o calendário de vacinação em dia, tanto para crianças quanto para adultos.